24janeiro
Certamente o bolinho de chuva é uma receita obrigatória nas folhas daquele antigo caderno de receitas de alguma tia, avó ou até mesmo da sua mãe.
Que tal conhecermos um pouco mais sobre sua origem, curiosidades, e claro, conferir uma bela receita para degustar com as pessoas que amamos?
Segundo a Wikipédia, a origem do nome se dá exatamente pelo fato de ser um alimento supersimples de se fazer e por possuir ingredientes que quase sempre temos em casa. Sendo assim, em dias de chuva, quando a motivação para sair de casa é menor, não é preciso se deslocar até o comércio para comprar os ingredientes, afinal, farinha de trigo, ovos, leite, fermento ou bicarbonato de sódio são itens que quase nunca faltam na cozinha das avós e tias, não é mesmo?
Há ainda outras lendas que reportam a possível origem do nome “bolinho de chuva”. Uma delas diz que numa tarde chuvosa, algumas crianças sentiam-se infelizes por não poderem brincar no quintal. A mãe destas crianças pensou em algo que pudesse entretê-las e ao mesmo tempo, alimentá-las. Foi quando fez os bolinhos, meio que por acaso, e batizou-os de “bolinhos de chuva” ao cobri-los de açúcar e canela após fritá-los, devido ao temporal que caia naquela tarde na região onde moravam, em Portugal.
A partir de então, sempre que chovia as crianças pediam que ela fizesse os tais bolinhos para dias chuvosos.